Bankinter Investment, Sonae Sierra e um grupo de investidores, clientes Bankinter, compram o emblemático edifício do Atrium Saldanha, em Lisboa

30/08/2022
  • O grupo vendedor, Grupo Fibeira (Armando Martins), manterá 20% da nova Sociedade de Investimento e Gestão Imobiliária portuguesa (SIGI).

30/08/2022 - O Bankinter Investment, subsidiária bancária de investimento do Bankinter, e a Sonae Sierra, empresa internacional líder no setor imobiliário, registam um novo marco na sua estratégia de criação de instrumentos de investimento alternativos com uma grande operação imobiliária. Ambas as entidades concluíram, faltando a aprovação da Autoridade da Concorrência de Portugal, a aquisição do emblemático imóvel “Atrium Saldanha”, um dos mais importantes centros de escritórios em Portugal, localizado no centro de Lisboa, na Praça Duque de Saldanha.

O vendedor, Armando Martins, desenvolveu este edifício há 24 anos, encomendando o seu projeto ao conceituado arquiteto Ricardo Bofill. Durante todo este tempo, Armando Martins tem sido responsável pelo sucesso da gestão do ativo. Esta operação dará acesso, principalmente em Portugal, a um investimento de longo prazo, a uma operação com volume relevante e a um ativo seguro e resiliente.

A operação consiste na constituição de uma Sociedade de Investimento e Gestão Imobiliária portuguesa (SIGI), que adquirirá 100% das ações da Imobiliária do Saldanha, S.A., (IMOSAL) proprietária do emblemático imóvel. A nova Sociedade de Investimento e Gestão Imobiliária portuguesa (SIGI), denominada Atrium BIRE SIGI, terá como acionistas o Bankinter e Sonae Sierra (ambos gestores da SIGI e do ativo), um grupo de investidores da Banca Patrimonial do Bankinter, tanto de Espanha como de Portugal, bem como do próprio vendedor e ex-proprietário do imóvel, grupo Fibeira, que manterá uma participação relevante, de 20%, na nova Sociedade e cujo conhecimento do ativo será, sem dúvida, um contributo muito valioso para o seu futuro.

O ativo tem uma área bruta locável de 31.000m² e uma ocupação próxima de 100%.  É um edifício de uso misto que combina escritórios, comércio e estacionamento. Atualmente conta com mais de 100 inquilinos e a maior parte do arrendamento está concentrada em escritórios.

O Atrium BIRE SIGI será – uma vez terminada a operação – o décimo oitavo veículo de investimento lançado pelo Bankinter Investment nos últimos seis anos, adicionando-se à trajetória de sucesso dos seus antecessores. O Atrium BIRE SIGI é o quinto veículo de investimento criado em parceria entre o Bankinter e a Sonae Sierra, replicando os modelos de sucesso da ORES Portugal, ORES Socimi e outros.

Com esta operação, o Bankinter mantém a sua estratégia de criação de alternativas de investimento, como uma proposta de valor para os seus clientes de elevado património e institucionais, investindo em sectores económicos e em atividades da economia real perfeitamente selecionadas pelo seu potencial de crescimento, procurando sempre o  melhor gestor profissional para cada tipo de investimento, que também investe com o Bankinter no veículo que vai gerir, o que mostra um claro alinhamento de interesses.

Para a Sierra, esta operação está perfeitamente alinhada com a sua estratégia de crescimento do seu negócio de Investment Management, em parceria com destacados investidores internacionais. Com este veículo, a área de Investment Management da Sonae Sierra gere já 4,8 mil milhões de euros em fundos de investimento na Europa, dos quais 1,2 mil milhões de euros pertencem a ativos fora dos centros comerciais, sendo um dos gestores de investimento imobiliário de referência na Península Ibérica.  A Sierra é um dos principais players europeus que combina uma natureza institucional com um longo track record, de mais de 30 anos, em asset management em parceria com investidores.

A transação está em fase de conclusão e sujeita a aprovação pela Autoridade da Concorrência em Portugal.

 

Sobre o Bankinter Investment
O Bankinter Investment é a subsidiária da Investment Banking da entidade, uma atividade que o banco tem vindo a desenvolver há sete anos e a partir da qual tem dinamizado uma importante plataforma de investimentos alternativos. A entidade lançou com sucesso 18 veículos de investimentos alternativos com um capital comprometido por investidores de mais de 3.700 milhões de euros que, incluindo o financiamento de projetos, representa atualmente uma carteira de ativos sob gestão de mais de 6.500 milhões de euros que ultrapassará os 9.150 milhões de euros quando todos os veículos estiverem 100% investidos. Entre os setores de investimento, destacam-se as energias renováveis, o imobiliário, as residências estudantis, o sector hoteleiro, o setor logístico, as infraestruturas, as superfícies comerciais e o capital de risco.

Sobre Sonae Sierra
A Sierra opera no sector imobiliário com uma abordagem integrada que abrange toda a cadeia de valor e os sectores imobiliários. Procuramos plataformas robustas a partir das quais possamos criar estratégias sólidas para retorno de investimento, em distintos pontos do mundo. De espaços comerciais a espaços públicos ou espaços residenciais, da gestão de projetos a projetos chave-na-mão, estamos na vanguarda do conhecimento no setor e somos, por isso, o parceiro ideal para o desenvolvimento de conceitos inovadores.

Atualmente, a Sonae Sierra está presente em 11 países e gere globalmente mais de 8 mil milhões de euros em ativos imobiliários de diferentes setores e usos. 

Para mais informações, visite www.sonaesierra.com

Sobre a Fibeira
O grupo de empresas ligado à Fibeira tem desenvolvido projetos nas áreas de imobiliário e hotelaria, nomeadamente a participação em 40% da sociedade Realtejo (Hotel Hyatt Regency a inaugurar em setembro deste ano), no Museu-Hotel no Palácio Condes da Ribeira Grande em Lisboa (obra em curso) e tem um enorme projeto para desenvolver na Quinta / Palácio do Correio-Mor, com cerca de 220.000 m2 de construção acima do solo, destinado a habitação, escritórios, saúde, Hotelaria e Centro de Congressos e Arte Contemporânea.