Bankinter e FI Group criam parceria para apoiar empresas no acesso a fundos europeus

11/05/2022

11/05/2022 - O Bankinter e a consultora financeira FI Group celebraram uma parceria com o objetivo de apoiar as empresas no acesso a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência e do Portugal 2030.

Da esquerda para a direita: Filipe Roque, Responsável de Crédito Protocolado e Fundos Europeus Next Gen no Bankinter Portugal, Paulo Reis, Diretor-Geral da FI Group Portugal, José Luis Vega, Diretor de Banca de Empresas e membro da Comissão Executiva do Bankinter Portugal, e António Valente, Diretor Comercial da FI Group Portugal

Através deste acordo, o Bankinter e a FI Group asseguram um acompanhamento e aconselhamento personalizado ao longo de todo o processo relacionado com estes incentivos, desde a elaboração das candidaturas ao financiamento dos projetos.

Neste âmbito, serão disponibilizados conteúdos ajustados à realidade empresarial dos clientes, contribuindo para uma melhor compreensão da estrutura dos fundos, para a identificação das linhas de financiamento mais adequadas a cada projeto e para a otimização de oportunidades para as empresas.

Para o Diretor de Banca de Empresas e membro da Comissão Executiva do Bankinter Portugal, José Luis Vega, “esta parceria enquadra-se na estratégia que o banco tem desenvolvido para reforçar o apoio de proximidade às empresas no quadro dos fundos comunitários, tendo em vista um acesso mais informado aos diversos instrumentos de financiamento e contribuindo para que as estruturas empresariais retirem o maior partido destes benefícios. Com este acompanhamento às empresas, estamos também a potenciar o crescimento da própria economia portuguesa”.

O Diretor-Geral da FI Group Portugal, Paulo Reis, sublinha que “a FI Group Portugal pretende, com esta parceria com o Bankinter, acelerar a capacidade de investimento das empresas através da sua experiência na captação e gestão de financiamento público, com o objetivo de garantir a agilidade, eficiência e qualidade nestes processos, facilitando a tomada de decisão dos empresários".

Na assinatura do protocolo estiveram presentes José Luis Vega, Diretor de Banca de Empresas e membro da Comissão Executiva do Bankinter Portugal, Filipe Roque, Responsável de Crédito Protocolado e Fundos Europeus Next Gen no Bankinter Portugal, Paulo Reis, Diretor-Geral da FI Group Portugal, e António Valente, Diretor Comercial da FI Group Portugal.

 

 

Sobre o Bankinter

O Bankinter é uma das entidades financeiras mais sólidas, solventes e rentáveis de Espanha. Em 2021, obteve um resultado líquido de 1.333,1 milhões de euros. O Banco terminou o ano de 2021 com um sólido rácio de capital CET1 fully loaded de 12,1%, muito superior aos 7,68% exigidos pelo Banco Central Europeu, e uma taxa de incumprimento de 2,24%, resultado de uma gestão rigorosa dos riscos.

A excelente situação do banco em termos de solvabilidade, rentabilidade e qualidade de ativos foi destacada nos mais recentes testes de stress realizados em todo o sector financeiro pela Autoridade Bancária Europeia, em que o Bankinter foi o banco espanhol mais resiliente face a cenários macroeconómicos adversos e o terceiro mais resiliente da Europa.

O Grupo Bankinter é composto por mais de 6.100 colaboradores, entre Espanha e Portugal, sendo a única entidade em Espanha que tem mantido o crescimento dos seus Colaboradores nos últimos anos e um número estável da sua rede de filiais. Atualmente, o Bankinter Portugal conta com 770 Colaboradores e uma rede de 81 agências, 10 centros de empresas, 2 Centros Corporate e 4 Centros de Private Banking.

Entidade bancária de referência para as empresas em Portugal, o Bankinter criou uma unidade especialmente vocacionada para os temas do PRR e o Portugal 2030, com o objetivo de apoiar os seus clientes nos vários tipos de financiamento comunitário disponíveis, de forma transversal e articulada, assegurando uma maior eficácia e eficiência no processo.

Saiba mais em https://webcorporativa.bankinter.pt/

Sobre a FI Group

A FI Group é uma empresa global líder na gestão da inovação. Apoia a promoção da inovação ao nível das empresas e entidades públicas, a partir da captação de financiamento para o desenvolvimento das suas atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D), por meio de uma gestão abrangente de fundos de investimento, incentivos fiscais e soluções de Business Intelligence. A assessoria técnica e fiscal prestada pela FI Group permite otimizar as atividades de I&D, impulsionando o crescimento das organizações.

Com sede em Espanha, a FI Group expandiu-se gradualmente ao longo de 20 anos através de um processo de crescimento orgânico que se iniciou em França e Portugal. Atualmente, o Grupo desenvolve atividades internacionais em 14 países (Alemanha, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Portugal, Reino Unido e Singapura), conta com 6 Hubs Operacionais (Holanda, Irlanda, México, Perú, Suíça e Uruguai) e 3 redes de parcerias (Austrália, Polónia e Roménia).

Os mais de 1.400 colaboradores distribuídos por 40 escritórios em todo mundo participam em cerca de 20.000 projetos por ano que já permitiram uma poupança fiscal de 1.300 milhões de € aos nossos clientes. A experiência, know-how e análise aprofundada dos diversos sistemas de incentivo, nacionais e internacionais, permitiram-nos apoiar com sucesso mais de 18.000 empresas e grupos industriais.

Em Portugal, os mais de 90 colaboradores, estão divididos pelos escritórios de Lisboa e Porto, contribuíram para valorizar os processos de inovação de 1150 organizações. O nosso compromisso com a I&D destina-se a contrariar o quadro atual e contribuir para melhorar o futuro da nossa economia, a partir do apoio às empresas portuguesas na gestão da inovação e na captação de financiamento para os seus projetos de I&D.

Além disso, a FI Group integra a rede PME Inovação da COTEC e a European Association of Innovation Consultants (EAIC).

Saiba mais em https://pt.fi-group.com/