Bancos juntam-se em campanha solidária de angariação de fundos para o IPO Lisboa

02/02/2022
  • Iniciativa “Juntos, temos mais para dar!” pretende angariar fundos que permitam ao IPO Lisboa a aquisição de dois equipamentos para diagnóstico e terapêutica de vários tipos de cancro, incluindo tumores raros e hereditários, e investigação oncobiologia

  • Campanha nacional arranca com 355 mil euros já doados por: Banco BPI, Banco Carregosa, Banco Invest, Banco de Investimento Global, Bankinter, Caixa Geral de Depósitos e Crédito Agrícola

  • Angariação de donativos de cidadãos, empresas e instituições decorre entre 4 de fevereiro, Dia Mundial de Luta contra o Cancro, e 3 de março

  • Contribuições podem ser feitas por MB WAY ou transferência bancária. Também há uma linha telefónica de valor acrescentado

02/02/2022 - Vários bancos e empresas juntaram-se numa campanha de angariação de fundos com vista a contribuir para a aquisição de dois novos equipamentos nas áreas do diagnóstico genético e endoscópico aplicado à oncologia e investigação em oncobiologia.

“Juntos, temos mais para dar!” é uma iniciativa que beneficia os utentes do IPO Lisboa e dos hospitais da sua área geográfica de influência (regiões da Grande Lisboa, Ribatejo, Alentejo, Algarve e Regiões Autónomas), que referenciam doentes com situações clínicas mais complexas para o Instituto.

A campanha «Juntos temos mais para dar!» arranca já com 355 mil euros doados por sete bancos: Banco BPI, Banco Carregosa, Banco Invest, Banco de Investimento Global, Bankinter, Caixa Geral de Depósitos e Crédito Agrícola.

O montante total angariado no final da campanha, que decorre até dia 3 de março, será utilizado na aquisição de um sequenciador de nova geração de elevada capacidade (fundamental para o diagnóstico genético e decisão terapêutica de vários tipos de cancro) e de um novo sistema de ecoendoscopia digestiva, que permitirá aumentar a capacidade de resposta no diagnóstico e tratamento de alguns tipos de tumores digestivos.

O IPO Lisboa é uma unidade de saúde com quase um século de experiência no tratamento, estudo e investigação do cancro. Está certificado como Centro de Referência no tratamento de vários tipos de cancro pelo Ministério da Saúde. Está também acreditado pela Organization of European Cancer Institutes e tem indicadores de qualidade idênticos aos dos melhores centros de referência internacionais. Por ano recebe cerca de 12 mil novos utentes, realiza 400 mil consultas e entre seis a sete mil cirurgias, a maioria de grande complexidade.

Para dar mais visibilidade à campanha e promover o maior envolvimento da sociedade civil, as agências Fuel e PHD e a produtora Fast Foward juntaram-se, em regime pro bono, aos bancos e ao IPO.

Como contribuir para a iniciativa “Juntos, temos mais para dar!”?

Os donativos devem ser efetuados no Multibanco, MB WAY ou através das contas-pacote dos bancos aderentes, que permitem transferências SEPA gratuitas. Os portugueses poderão ainda contribuir com 1€ (+IVA) através de chamada de valor acrescentado.

As operadoras NOS, MEO e Vodafone abdicaram das receitas desta linha de valor acrescentado, a favor do IPO Lisboa.

Transferência Bancária: IBAN| PT50003500010069008003078

Transferência MB WAY: 933 107 110

Linha telefónica de valor acrescentado: 761 107 110 (1€+IVA)

Para emissão de recibo donativo, enviar e-mail para apoiaroipo@ipolisboa.min-saude.pt, indicando nome, NIF e comprovativo da doação.