Bankinter e Liberty Seguros assinam nova parceria de bancassurance

23/02/2022
  • Ambas as entidades irão promover a inovação e a comercialização de seguros automóvel e de habitação em todos os canais e redes Bankinter, em Portugal e em Espanha, incluindo o EVO Banco.

  • A capacidade de inovação da seguradora, bem como a sua presença internacional nos mercados em que o Bankinter está presente, foram fatores chave para a assinatura do acordo.

  • A Liberty Seguros terá uma participação de 50,01% na nova empresa e o Bankinter manterá os restantes 49,99%.

23/02/2022 - O Bankinter e a Liberty Seguros chegaram a um acordo para desenvolver conjuntamente o negócio dos seguros, através da empresa "Bankinter Liberty Hogar y Auto", que irá centrar a sua atividade na comercialização de produtos e serviços nestas duas linhas de negócio.

Através desta operação, sujeita à obtenção das autorizações regulamentares correspondentes, a Liberty Seguros adquire ao Bankinter 50,01% da empresa, já criada e registada anteriormente pela instituição financeira, ficando o banco detentor dos restantes 49,99%.

Com este acordo, assinado pela CEO do Bankinter, María Dolores Dancausa, e pelo CEO da Liberty Seguros, Juan Miguel Estallo, ambas as entidades se comprometem a trabalhar em conjunto no domínio do bancassurance a longo prazo.

No seu design e desenvolvimento, os produtos contarão com a experiência da Liberty Seguros e serão distribuídos exclusivamente através de todas as redes comerciais do Bankinter, tanto nos canais presenciais como nos remotos, em Espanha e Portugal, incluindo o EVO Banco, entidade 100% digital do Grupo Bankinter.

O acordo, sujeito à correspondente aprovação do regulador, destaca as elevadas capacidades tecnológicas da Liberty Seguros, a sua estratégia de produtos modulares e a sua rapidez de adaptação que, em paralelo com a capacidade de inovação e adaptação do Bankinter às necessidades dos consumidores, permitirão que ambas as empresas ocupem uma posição de liderança no mercado.

Nas palavras de Juan Miguel Estallo, CEO da Liberty Seguros, "a agilidade, entusiasmo, integridade e originalidade do Bankinter são a combinação perfeita com o nosso compromisso com a tecnologia e com os produtos modulares. Colocando as pessoas em primeiro lugar e simplificando os processos, esperamos que os clientes venham até nós para desfrutar do futuro com confiança.

María Dolores Dancausa, CEO do Bankinter, expressou a sua satisfação pela assinatura do acordo com uma empresa "que partilha os valores estratégicos do Banco, tais como a sua estratégia de distribuição multicanal e o excelente posicionamento digital". Salientou ainda que "a escolha da Liberty Seguros como parceiro foi motivada, para além da sua experiência e historial neste negócio, pela sua forte presença em mercados onde o Bankinter está presente e onde quer desenvolver esta atividade, tais como Portugal, Espanha e Irlanda".

 

Sobre Bankinter

O Bankinter é o sexto maior banco do sistema financeiro espanhol, o quarto por capitalização de mercado e o primeiro por rentabilidade e qualidade de ativos. Conta com mais de 107.000 milhões de euros em ativos totais, uma carteira de crédito de 68.000 milhões e recursos controlados de 119.000 milhões de euros. Com presença em Espanha, Portugal, Irlanda e Luxemburgo, o Bankinter assenta a sua estratégia em diferentes linhas de negócio complementares, entre as quais se destaca o negócio de empresas, com especial destaque para os segmentos de médias e grandes empresas; o segmento de clientes de elevado património, em que regista uma quota de mercado muito superior à que lhe corresponderia por dimensão; o negócio dos seguros; o de Consumo, através da sua subsidiária Bankinter Consumer Finance; e as suas subsidiárias EVO Banco, Bankinter Portugal ou Avant Money na Irlanda.

O Grupo Bankinter é composto por mais de 6.100 colaboradores, entre Espanha e Portugal, sendo a única entidade em Espanha que tem mantido o crescimento dos seus Colaboradores nos últimos anos e um número estável da sua rede de filiais.

A excelente situação do banco em termos de solvabilidade, rentabilidade e qualidade de ativos foi destacada nos mais recentes testes de stress realizados em todo o sector financeiro pela Autoridade Bancária Europeia (EBA), em que o Bankinter foi o banco espanhol mais resiliente face a cenários macroeconómicos adversos e o terceiro mais resiliente da Europa.

Sobre a Liberty na Europa

A Liberty Seguros é a maior operação do Grupo Liberty Mutual fora dos EUA, que inclui negócios em Portugal, Espanha, Irlanda e Irlanda do Norte sob a mesma estrutura legal. O Liberty Mutual Group, fundado em 1912, com sede em Boston, é o sexto grupo de seguros Não Vida nos EUA, com mais de 45.000 colaboradores distribuídos em 29 países.

Desenvolve a sua atividade nestes mercados através de diferentes linhas de negócios, principalmente a linha Auto, seguida pelas linhas Lar, Vida e Pessoal, procurando sempre a melhor experiência para os seus clientes, mediadores e colaboradores. Tem uma estrutura de negócios multicanal eficiente e sólida, que opera através de Mediadores e Parceiros, além do atendimento direto (canais telefónicos e digitais), distribuindo produtos de diferentes marcas: Liberty Seguros em Portugal e Espanha, onde também são comercializadas a Genesis e a Regal, e Liberty Insurance na Irlanda.

A Liberty Seguros opera em Espanha desde 2001, em Portugal desde 2003 e na Irlanda desde 2011. Com o objetivo de melhorar a experiência dos clientes e mediadores, a seguradora uniu os três negócios, concentrando os seus esforços no desenvolvimento das capacidades digitais e da inovação nos seus produtos e serviços. Tudo isto com o foco nas pessoas, numa perspetiva aberta e diversificada, marcada pela responsabilidade, melhoria constante e simplicidade, procurando alcançar o mesmo objetivo global: “Existimos para ajudar as pessoas a aproveitar o presente e a olhar com confiança para o futuro.”

Pode acompanhar as notícias da Liberty Seguros através do LinkedIn, Facebook e Instagram.