COVID-19 | Bankinter implementa medidas de apoio às famílias e às empresas.
26/3/2020 – O Bankinter implementou um conjunto de medidas extraordinárias para apoiar as famílias e as empresas a mitigarem os efeitos económicos e financeiros provocados pela pandemia de COVID-19.
As medidas apresentadas fazem parte do Plano de Ação que o Bankinter desenvolveu especialmente para este momento tão exigente para a toda a sociedade em Portugal e surgem em complemento das medidas postas em prática pelo Governo para fazer face à situação de excecionalidade económica atual.
Trata-se de um conjunto de medidas aplicáveis a famílias que enfrentem situações de vulnerabilidade bem como a empresas impactadas pela situação atual, procurando proteger a continuidade dos seus negócios e o emprego dos seus Colaboradores.
Estas medidas serão continuamente avaliadas em função da evolução da pandemia, da situação económica e das necessidades transmitidas pelas nossos Clientes.
Para as empresas em Portugal, o Bankinter anuncia:
Para criação de liquidez imediata
- No Crédito a Empresas, possibilidade de atribuição de carência de amortização de capital até doze meses para operações de médio / longo prazo em curso e em situação regular, sem alteração no spread e sem cobrança de qualquer comissão de alteração do contrato.
Para reforçar a tesouraria das empresas no curto prazo
- Disponibilização das linhas de apoio anunciadas pelo Governo, nomeadamente “Linha Capitalizar COVID-19”, “Linha de Apoio à Tesouraria para Microempresas do Turismo COVID-19”, assim como da Linha de apoio à Economia COVID-19, para os sectores da Restauração e Similares, Turismo, Agências de Viagem, Animação Turística, Organizadores de eventos e similares, e Indústria, no montante global de 3 mil milhões de euros;
- Possibilidade de adiantamento de 20% do montante de financiamento aprovado ao abrigo das linhas anunciadas pelo Governo, para criação de liquidez imediata;
- Criação de limites de crédito pré-aprovados para Pequenas e Médias Empresas, num valor global de 32 milhões de euros, permitindo-lhes acederem de forma mais rápida e simples ao financiamento de que necessitam;
E ainda, outras medidas de apoio às Empresas
- Isenção de custos em várias transações através do Bankinter Empresas, nomeadamente no processamento de lotes de operações;
- Serviço de depósitos remotos para Empresas (BK Depósitos), evitando deslocação física a Agências para realização dos depósitos de cheques;
- Plataforma de Negócio Internacional que permite a tramitação digital das operações de trade finance com o Banco, dispensando deslocações físicas às Agências.
Medidas destinadas a aliviar o impacto financeiro provocada pelo atual momento nas famílias:
- No Crédito à Habitação, possibilidade de atribuição de carência de amortização de capital durante seis meses, com extensão do prazo do empréstimo pelo mesmo período, aplicável às operações em situação regular;
- No Crédito ao Consumo, possibilidade de atribuição de carência de amortização de capital durante seis meses, com extensão do prazo do empréstimo pelo mesmo período para operações em situação regular;
As possibilidades acima serão ajustadas às orientações e enquadramento legal que venham a ser definidos pelas autoridades de supervisão, pela União Europeia e pelo Governo Português;
- Manutenção de produtos e serviços sem custos, por exemplo os incluídos na Conta Mais Ordenado;
- Isenção de custos de utilização do serviço MB Way, através da aplicação própria ou da App Bankinter;
- Reforço da disponibilização de informação sobre os mercados financeiros sem custos, de forma a apoiar os clientes nas suas decisões de investimento;
O Bankinter implementou também um conjunto de medidas transversais para facilitar a utilização dos canais digitais, telefónicos e os pagamentos com cartão, nomeadamente:
- Simplificação do processo de adesão aos canais digitais para empresas e particulares, através do canal telefónico, sem necessidade de deslocação a qualquer Agência para ativação deste serviço;
- Reforço da capacidade de atendimento da banca telefónica e dos sistemas de comunicação e tecnológicos para suportar a crescente procura dos nossos serviços através de canais telefónicos, digitais e mobile;
- Disponibilização de uma linha telefónica exclusiva e gratuita para apoio aos clientes Particulares e Empresas durante o período de pandemia COVID-19;
- Suspensão da cobrança da mensalidade do TPA e isenção de aplicação de uma comissão mínima sobre as transações, para os comerciantes em situação de inatividade provocada pelo atual contexto;
- Manutenção de isenção de comissões do serviço MB Way no TPA;
- Substituição dos cartões de débito por novos cartões com a funcionalidade contactless;
Adicionalmente, com o intuito de proteger os seus Clientes e Colaboradores, o Bankinter introduziu um conjunto de medidas, das quais se destacam:
- Manutenção em funcionamento da rede de Agências e Centros de Empresas, definindo novos horários, regras de acesso e encerramento de algumas Agências em função da menor afluência provocada pela limitação de circulação definida pelo atual estado de emergência e como medida de prevenção e proteção de Clientes e Colaboradores;
- Reforço da limpeza e higienização dos locais de atendimento para proteção de Clientes e Colaboradores;
- Adoção transversal de práticas de teletrabalho para as funções comerciais e para as funções de apoio, com manutenção da qualidade do serviço prestado aos Clientes.
Conscientes da responsabilidade e importância que a prestação de serviço bancários representa para o funcionamento da economia, especialmente neste momento, o Bankinter e os seus Colaboradores assumem o compromisso de tudo fazer para, nas Agências, nos Serviços Centrais ou através de teletrabalho, continuarem a servir os seus Clientes Empresas e Particulares com o maior empenho, profissionalismo e qualidade.