Bankinter vai propor à Assembleia Geral a entrada em Bolsa da Línea Directa e a distribuição pelos acionistas do prémio de emissão em ações da seguradora

18/12/2019
  • O prémio de emissão ascende a 1.184 milhões de euros, o que equivaleria à estimativa razoável feita na data atual do valor de mercado de 82,6% do capital social da Línea Directa, que será distribuído pelos acionistas do banco.

  • Uma vez concluída a operação, os acionistas do Bankinter convertem-se também em acionistas da Línea Directa, que passará a ser uma seguradora independente e cotada.

  • O objetivo é separar o negócio de seguro direto do negócio bancário, permitindo que, no futuro, cada empresa desenvolva as suas estratégias de forma independente.

19/12/2019 - O Conselho de Administração do Bankinter decidiu, em reunião realizada hoje, propor à próxima Assembleia Geral Ordinária a distribuição em espécie do total do prémio de emissão (no valor de 1.184 milhões de euros), mediante a entrega aos seus acionistas de 82, 6% do capital social da sua filial Línea Directa Aseguradora. O Banco irá manter uma participação financeira minoritária de 17,4% na referida seguradora.

À data atual, a estimativa razoável do valor de mercado dos 82,6% da Línea Directa Aseguradora que serão entregues aos acionistas do Bankinter é de 1.184 milhões de euros, o que corresponde a 100% do prémio de emissão objeto de distribuição. Para este efeito, e de acordo com a assessoria recebida, os 100% do capital da Línea Directa Aseguradora foram valorizados em 1.434 milhões de euros.

Prevê-se ajustar o número de ações em que se divide o capital social da Línea Directa de forma a que cada acionista possa receber uma ação da Línea Directa por cada ação do Bankinter.

Uma vez aprovada a operação pela Assembleia Geral de Acionistas, a realizar em março de 2020, será sujeita às correspondentes autorizações regulatórias, após a obtenção das quais, será realizada a distribuição e posterior admissão à cotação em mercado contínuo das ações distribuídas, o que se prevê que ocorra no segundo semestre de 2020.

Antes da transação, a Línea Directa pagará ao Bankinter um dividendo de 60 milhões de euros, colocando o rácio de solvabilidade em cerca de 180%, um valor acima dos seus congéneres europeus.

O objetivo desta operação é separar o negócio de seguro direto do negócio puramente bancário, permitindo que cada uma das empresas desenvolva as suas estratégias para o futuro de forma independente, operando nos respetivos ambientes regulatórios com uma estrutura de capital e uma política de dividendos adequada às suas necessidades.

A atividade bancária do Bankinter está sólida, solvente e a crescer significativamente em tamanho, rentabilidade e diversificação, tanto a nível geográfico (com presença em quatro países europeus) como em tipologia de negócios, com uma contribuição muito equilibrada das diferentes linhas de negócio.

Esta sólida posição permite ao banco apresentar esta distribuição extraordinária aos seus acionistas, o que terá um impacto limitado na rentabilidade do Grupo e, inclusivamente, contribuirá para a melhoria do rácio de solvabilidade consolidado CET1 em 5 pontos base.

Línea Directa Aseguradora, um grande investimento para o Bankinter.

Desde a sua fundação, em 1995, a Línea Directa passou de um projeto criado do zero a líder no setor de seguros diretos em Espanha, sustentando os seus resultados num sólido crescimento alicerçado numa disciplinada gestão de riscos e controlo de custos e numa aposta clara em tecnologia. Atualmente, a companhia conta com mais de 3 milhões de clientes, sendo a quinta seguradora em volume de prémios Auto emitidos, com uma quota de mercado de cerca de 7% neste ramo.

Em 2009, o Bankinter adquiriu ao Royal Bank of Scotland os 50% que não controlava na Línea Directa Aseguradora, por um valor de 426 milhões de euros. Desde então, a empresa distribuiu 1.058 milhões de euros na forma de dividendos e, se a proposta do Conselho for aprovada, os acionistas do Bankinter passarão a ser titulares diretos de 82,6% da companhia, participação que, à data atual, teria um valor de mercado estimado de 1.184 milhões de euros.