Moody´s melhora o rating do Bankinter para “Baa1”.

19/07/2019
  • A agência de notação financeira melhorou todos os ratings do Bankinter, tanto o de crédito de emissor da dívida sénior como o de depósitos e o risco de contraparte.

19/07/2019 - O Bankinter melhora todos os seus ratings. Entre estes, a agência de notação Moody's elevou o rating de crédito de longo prazo em um nível, passando de "Baa2" para "Baa1", com uma perspetiva estável.

A subida de rating afeta igualmente as restantes notações. Assim, a agência de notação americana elevou o rating de depósito de longo prazo do Bankinter para A3 de Baa1, com perspectiva estável. A dívida subordinada sobe para Baa3 de Ba1; a dívida preferencial sobe para Ba2 de Ba3; o risco de Contraparte para A2 de A3 no longo prazo e para Prime-1 de Prime-2 no curto prazo; e o BCA sobe para baa2 de baa3.

A Moody's fundamenta a subida do rating com a qualidade dos ativos do banco e das expectativas de melhoria entre os próximos 12 a 18 meses. Neste sentido, a agência avalia positivamente o rácio de morosidade, que se situou em 3,1% em março deste ano e compara com uma média sectorial de 5,4%, bem como a tendência de melhoria esperada.

A agência valoriza igualmente a rentabilidade do Bankinter, a maior entre os bancos cotados em Espanha, assinalando que o ROA (Rentabilidade sobre os Ativos, nas siglas em inglês) da entidade é de 0,7%, que compara com 0,5% da média dos bancos espanhóis e 0,44% das entidades europeias. E tudo isto apesar do atual contexto de taxas de juro baixas. Em linha com isto, destaca-se a baixa dependência da entidade em relação aos resultados das operações financeiras, que em 2018 representavam menos de 5% do total das receitas, a partir do qual se pode deduzir a sua capacidade de gerar lucros de forma recorrente.

Por último, a nota que foi tornada pública ontem à noite aponta a sólida posição do banco em termos de solvência, que tem vindo a ser afetada de forma muito limitada pela recente aquisição do EVO Banco, cuja integração foi realizada no final de maio. A agência recorda que os requisitos mínimos de capital estabelecidos para o Bankinter pelo BCE (8,20% do CET1) são os mais baixos entre os bancos cotados em Espanha, o que coloca o Bankinter numa situação confortável, dado que no final de 2018 a entidade apresentou um rácio de capital CET1 de 11,75%.

Em suma, a melhoria do rating do Bankinter pela Moody's, que ocorre apenas três dias depois da agência baixar de "positiva" para "estável" a perspectiva do rating da banca espanhola, destaca a boa posição do banco em termos de solvência e qualidade de ativos, bem como sua capacidade de continuar a gerar lucros através do seu negócio bancário.