Bankinter finaliza a compra do negócio do EVO Banco em Espanha e da Avantcard, filial de consumo na Irlanda.

31/05/2019
  • A integração do EVO Banco irá permitir ao Bankinter acelerar o seu crescimento no segmento de Clientes digitais e dispor de um laboratório de testes para lançar serviços inovadores e novas vertentes de negócio.

  • O banco assume uma carteira de 452.000 Clientes do negócio do EVO Banco, aos quais se somam mais de 130.000 provenientes da financeira irlandesa, a Avantcard.

31/05/2019-  O Bankinter finalizou hoje a compra do negócio bancário do EVO Banco e da sua filial de crédito ao consumo na Irlanda, a Avantcard, depois de obter as autorizações formais do Banco Central Europeu, Banco de Espanha e Banco da Irlanda.

A operação centra-se em dois tipos de atividades que o Bankinter considera estratégicas: a banca digital e o crédito ao consumo; e em dois âmbitos geográficos distintos: Espanha e Irlanda.

A integração do EVO Banco representa a incorporação de uma carteira com 452.000 Clientes, com um perfil mais jovem e marcadamente digital, um balanço de 3.050 milhões de euros em depósitos e 745 milhões de euros em empréstimos hipotecários.

A Conselheira Delegada do Bankinter, María Dolores Dancausa, destacou que a compra do EVO Banco representa um impulso significativo para a estratégia digital da instituição: "Trata-se de uma marca muito reconhecida neste mercado e que nos irá permitir explorar novas vertentes do negócio financeiro, complementares às do Bankinter, com uma perspetiva inovadora, inteiramente digital e projetado para gerir grandes volumes com custos mais reduzidos. Irá servir igualmente como laboratório de testes no lançamento de novos produtos e serviços com um conceito mais disruptivo, antecipando o que será a banca do futuro".

Por outro lado, com a integração do Avantcard Ireland Limited, o Bankinter expande e diversifica geograficamente o seu negócio de Consumo para um novo mercado na Zona Euro com grande potencial de crescimento, como é a Irlanda.

Com a Avantcard, uma das empresas financeiras líderes na Irlanda e a única especializada neste negócio, o Bankinter incorpora 130.000 clientes e uma carteira de 290 milhões de euros em cartões de crédito revolving, ou de pagamento diferido, e 105 milhões de euros em empréstimos pessoais.

Segundo a Conselheira Delegada do Bankinter: "A Avantacard é uma empresa muito rentável, tecnologicamente avançada e a única empresa puramente financeira que opera na Irlanda e, por isso, não exigirá o lançamento de uma nova marca, o que seria sempre um processo moroso".

Em relação ao impacto desta dupla operação, os termos financeiros da mesma permitem que o banco crie valor para o acionista desde o primeiro momento e geram um Benefício por Ação (BPA) positivo. Da mesma forma, a instituição espera um retorno sobre capital investido sustentável e com dois dígitos a médio prazo.

Com o EVO Banco e o Avantcard, o Bankinter inicia uma nova etapa de consolidação do seu crescimento rentável dentro de um quadro de atuação mais internacional.