DBRS sobe o rating do Bankinter de 'BBB' (high) para 'A' (low)

10/07/2017
  • A agência de notação financeira DBRS melhorou o rating do Bankinter (issuer rating) e o rating de longo-prazo para dívida sénior não garantida e depósitos, atribuindo-lhes uma perspetiva “estável”.

A agência de notação financeira DBRS Ratings Limited, elevou o rating do Bankinter (issuer rating) e o rating a longo-prazo de dívida sénior não garantida e depósitos de 'BBB' (high) para 'A' (low). A DBRS confirmou também o rating de curto-prazo de dívida e depósitos em "R-1" (low). No geral, a agência atribuiu uma perspetiva "estável” a estas classificações.


A DBRS fundamenta esta subida de rating com a “contínua tendência positiva" observada no desempenho financeiro do Bankinter. A agência considera que o Banco está "bem posicionado para aproveitar as oportunidades oferecidas pela melhoria do ambiente económico", a fim de "fortalecer" a sua posição em Espanha, “mantendo o seu sólido desempenho financeiro e boa qualidade de ativos entre os bancos espanhóis".


De acordo com a DBRS o rating atribuído ao Bankinter também reflete a sua geração recorrente de resultados positivos, o que permite ao Banco a "boa capacidade de gerar capital". A agência acrescentou que o Bankinter está "bem colocado para responder aos futuros requisitos regulamentares".


A subida do rating reflete a boa situação do Bankinter no que se refere à sua solvência e qualidade de ativos, bem como à sua capacidade de gerar resultados positivos recorrentes, graças ao crescimento do crédito concedido e dos recursos captados.

 

De notar que já no passado mês de fevereiro, a agência de notação financeira Standard & Poor's subiu a notação de crédito de longo prazo atribuído ao Bankinter, de "BBB-" para "BBB", e a notação de curto prazo de "A-3" para "A-2", mantendo a perspetiva “positiva” para ambos os ratings.