Bankinter e Sonae Sierra colocam a sua nova Socimi no Mercado Alternativo Bursátil em Espanha

17/02/2017
  • O Bankinter e a Sonae Sierra concluíram o lançamento do seu veículo de investimento em património imobiliário.

  • A ORES Socimi (Sociedade Cotizada de Inversión en el Mercado Inmobiliario, na sigla em espanhol) captou 196,6 milhões de euros para investir em ativos imobiliários topo de gama, em especial em lojas de rua e parques comerciais.

O Grupo Bankinter e a Sonae Sierra terminaram o processo de criação, aumento de capital e admissão à cotação do seu veículo de investimento imobiliário, a ORES Socimi, no MAB – Mercado Alternativo Bursátil, plataforma alternativa espanhola de negociação, supervisionada pelas autoridades do país. Esta Sociedade Cotada de Investimento Imobiliário foi criada no passado mês de dezembro, a 50% pelo Bankinter e pela Sonae Sierra (detida pela Sonae e pela Grosvenor). Desta forma, o Bankinter e a Sonae Sierra concluem com êxito, em pouco mais de um mês, o lançamento desta Socimi e o início da sua negociação no MAB.

A ORES Socimi estreia-se neste mercado depois de conseguir realizar, em tempo recorde, um aumento de capital de 196,6 milhões de euros, também realizado em dezembro e que foi subscrito maioritariamente por clientes do segmento da Banca Privada do Bankinter.

Quanto à estrutura de capital, após este aumento de capital, estes investidores, em conjunto com um investidor institucional relevante, têm 86% do capital da Socimi. Simultaneamente, o Grupo Bankinter tem uma participação superior a 10% da Sociedade e a Sonae Sierra detém 3,75% da mesma.

Após o aumento de capital, a ORES Socimi tem 196.695.211 ações, com um valor nominal de 1 euro cada.

A ORES Socimi foi concebida como um veículo de investimento destinado a um segmento de clientes de Banca Privada que procuram uma rentabilidade constante a médio prazo, neste caso aproximadamente de sete anos. De facto, este veículo distribuirá, de acordo com as regras que regem as Socimi, um dividendo médio anual esperado - de 4% a 5% - provenientes da locação dos ativos imobiliários.

O objetivo final da Socimi é a realização de um investimento de cerca de 400 milhões de euros, relacionado com a sua capacidade de endividamento.

A ORES Socimi investirá em ativos imobiliários de tipologia comercial, não residencial. Estes ativos estão em boas localizações, maioritariamente nas principais cidades portuguesas e espanholas, sendo que cerca de 65% dos ativos serão em Espanha e os restantes em Portugal.

Principais ativos
Entre os principais focos de investimento figuram espaços comerciais high street, supermercados e hipermercados, parques de médias superfícies e unidades denominadas stand alone, ou seja, ativos unitários com arrendamentos de longa duração e arrendatários solventes. Não estarão incluídos na carteira de ativos os Centros Comerciais.

A estratégia, tanto de investimento como de gestão, irá respeitar a política prudente e rigorosa que o Grupo Bankinter e a Sonae Sierra seguem. Esta última será responsável pela gestão imobiliária dos ativos, bem como pela gestão administrativa da Sociedade.

O Conselho de Administração é composto por Fernando Moreno, Diretor Geral da Banca Comercial do Bankinter e Presidente da Socimi; Iñigo Guerra, Diretor Geral da Banca de Investimento do Bankinter; Alexandre Fernandes da Sonae Sierra; bem como por Javier Nieto Jáuregui e Javier Sánchez, como vogais externos.