Standard & Poor’s sobe o rating do Bankinter para “BBB”

10/02/2017
  • A agência de rating sobe a notação de longo prazo do Bankinter de “BBB-“ para “BBB”.

  • Eleva também a notação de curto prazo de “A-3” para “A-2”, mantendo a perspetiva em “positiva”.

A Standard & Poors subiu um ponto na notação de crédito de longo prazo atribuído ao Bankinter, de "BBB-" para "BBB", anunciou ontem a agência de rating. A agência também elevou a notação de curto prazo de "A-3" para "A-2", mantendo a perspetiva “positiva” para ambos os ratings.

A Standard & Poor’s fundamenta a melhoria do rating do Bankinter, principalmente, na melhoria da sua liquidez - após a redução significativa do gap de liquidez em mais de 3.000 milhões de euros em 2016 – e a sua menor dependência de financiamento obrigacionista a curto prazo. A estes fatores acresce que a agência norte-americana atribui um menor risco económico à banca espanhola como sector.

A perspetiva “positiva” para o Bankinter, reflete a possibilidade da S&P’s melhorar a sua notação nos próximos 12 a 24 meses, se a situação económica de Espanha o suportar e permitir que a banca consolide o seu nível de capital.

Em suma, a melhoria da notação do Bankinter pela Standard & Poor’s reflete a boa situação do Bankinter em termos de solvência e qualidade de ativos, assim como a sua capacidade para continuar a gerar resultados através da seu negócio tradicional.