Bankinter coloca com sucesso a sua primeira emissão AT1 de 200 milhões de euros

28/04/2016
  • Esta Emissão de obrigações convertíveis contingentes ou CoCos (Additional Tier 1 em Inglês) tem como objectivo financiar a compra do negócio de retalho do Barclays em Portugal.

28/04/2016 – O Bankinter realizou com sucesso, em apenas três horas, a colocação de uma emissão de capital Tier 1 adicional no montante de 200 milhões de euros, com um cupão que se situou nos 8,625%, em vez dos 9% inicialmente previstos.

A emissão obteve uma procura muito superior à oferta, com a procura a exceder os 1.300 milhões de euros, o que representou 6,5 vezes a oferta disponível. A colocação desta emissão foi realizada entre mais de 110 investidores institucionais.

Os bancos colocadores foram o Bankinter Securities SV, SA, o Bank of America Merrill Lynch e o J. P. Morgan.

Esta emissão, a primeira com estas características realizada pelo banco, teve como objectivo financiar o consumo de capital decorrente da aquisição do negócio de retalho do Barclays em Portugal, concluída no passado dia 1 de Abril.

Uma emissão de Capital Adicional Tier 1 (AT1 em Inglês, títulos conhecidos como CoCos) é uma emissão híbrida de dívida (juros são pagos ao investidor) e de capital. A principal característica deste tipo de emissões é que se podem transformar em ações, em determinadas condições explicitadas no prospecto da operação. Neste caso, a conversão de ações ocorre se o CET 1 descer do 5,125%.