Bankinter conclui a compra da operação de retalho do Barclays em Portugal por 86 milhões de euros

01/04/2016
Bankinter conclui a compra
  • O banco paga um múltiplo de 0,4 sobre o valor contabilístico do negócio efetivamente transferido.

  • O Bankinter assume o controlo efetivo de um negócio que conta com 173.000 clientes, uma carteira de crédito de 4.473,2 milhões de euros, 2.507,8 milhões de euros em ativos sob gestão e 2.530,8 milhões de euros em depósitos.

O Bankinter concluiu hoje, após receber as devidas autorizações das entidades reguladoras, a aquisição dos negócios de banca de particulares, banca privada e parte da banca corporativa que o Barclays detinha em Portugal. A instituição espanhola pagou um total de 86 milhões de euros, que equivale a um múltiplo de 0,4 vezes o valor contabilístico do negócio efetivamente transferido. Este montante será ajustado durante os próximos meses assim que as contas forem formalizadas e de acordo com o estabelecido contratualmente.

Por sua vez, o Bankinter Seguros de Vida, sociedade controlada em partes iguais pelo Bankinter e pela Mapfre, formalizou com o Barclays a aquisição do negócio de seguros de vida e pensões em Portugal pela quantia de 75 milhões de euros, o que pressupõe um PER (Price Earnings Ratio) de 5,9. 

Com a conclusão desta compra, o Bankinter assume o controlo efetivo de um negócio que gere uma carteira de créditos de 4.473,2 milhões de euros; 2.507,8 milhões de euros em ativos geridos fora do balanço; 2.530,8 milhões de euros em depósitos, uma rede de 84 agências, uma equipa de 930 colaboradores e 173.000 clientes, dos quais 19.400 são empresas. Isto permite aumentar os principais indicadores de negócio e balanço entre 8% e 20%.

O impacto desta operação no balanço do Bankinter, na sua conta de resultados e na situação de capital e liquidez é muito limitado e perfeitamente suportável”, assinala María Dolores Dancausa, CEO do Bankinter, destacando também que “os termos financeiros da operação são favoráveis e permitem criar valor para os acionistas do Bankinter desde o início da operação.”

Investimento no país e no crescimento

Nos 6 meses que decorreram desde o acordo de compra, o Bankinter pôde confirmar que o negócio adquirido ao Barclays em Portugal representa uma excelente plataforma para acelerar a sua internacionalização e aproveitar as oportunidades de crescimento que o mercado português oferece. Esta operação do Barclays é financeiramente sã, depois de profundas reestruturações nos últimos anos. Tem uma dimensão adequada, uma equipa qualificada e um perfil de negócio e de clientes muito focado na banca privada e empresas, semelhante ao do Bankinter.

Nesse sentido, o modelo do Barclays Portugal encaixa perfeitamente no modelo de negócio do Bankinter, muito direcionado para clientes com rendimentos médios e elevados e para empresas, baseando-se num modelo de distribuição multicanal, com altos níveis de venda cruzada e eficiência, suportado por uma gestão de risco de crédito prudente e bem-sucedida.

É uma excelente plataforma para beneficiar do potencial que Portugal oferece, um país estratégico cuja economia começou a recuperar e com um sistema financeiro que se encontra em pleno processo de consolidação e reestruturação”, observa Dancausa. “Com esta operação, o Bankinter procura afirmar-se como um player de referência no novo panorama financeiro europeu”.

O Bankinter, que em Janeiro já se tinha estabelecido como sucursal bancária em Portugal, chega com perspetivas de crescimento e permanência a longo prazo. A CEO do Bankinter afirma: “Estou convencida de que podemos aproveitar o nosso vasto know-how em banca privada e empresas, a nossa capacidade de gestão e a liderança na banca digital para fazer crescer estes negócios, num momento muito favorável em que Portugal começou a caminhar para a recuperação económica”. 

Uma vez assumido o controlo dos negócios bancários e de seguros, terá início um processo que durará até ao fim de 2016, para integrar equipas, equipamentos, sistemas operativos, plataformas tecnológicas, políticas e modelos de negócio das duas entidades bancárias.

Sobre o Bankinter

O Bankinter é uma das entidades financeiras mais sólidas, solventes e rentáveis de Espanha. Em 2015 obteve um lucro líquido de 375,9 milhões de euros, um crescimento de 36,3% face ao ano anterior, os melhores resultados da história do Banco, resultantes sobretudo do negócio recorrente de clientes.

O banco terminou o ano com um sólido rácio de capital fully loaded CET1 de 11,6% e uma elevada rentabilidade sobre o capital, com um ROE de 10,9%, um dos mais elevados da banca espanhola. Simultaneamente tem a melhor qualidade de activos do sistema, com uma taxa de morosidade de 4,1%, quase três vezes menos que a média do sector, resultado de uma gestão rigorosa dos riscos.

O Bankinter é uma entidade de referência pelo seu elevado desenvolvimento tecnológico, qualidade de serviço acima da média do setor e uma clara aposta na inovação e utilização de canais alternativos na sua relação com os clientes. O Bankinter foi pioneiro na introdução de sistemas de banca à distância, complementares à rede tradicional de balcões, como o telefone, Internet ou o canal móvel, o que lhe permitiu oferecer um vasto leque de possibilidades de relacionamento e comercialização de produtos, com uma estratégia multicanal perfeitamente integrada. Um estudo recente da UBS coloca o Bankinter como o banco mais bem posicionado em Espanha, e o quarto a nível mundial, para beneficiar de uma expansão na indústria da banca móvel.