Resultados do exercício de transparência da Autoridade Bancária Europeia posicionam o Bankinter como um dos bancos mais sólidos da Europa

25/11/2015
  • Os resultados do exercício de transparência divulgados ontem pela Autoridade Bancária Europeia demonstram que a situação patrimonial do Bankinter em termos de capital, solvência, margens, lucros e qualidade dos ativos está acima da média do setor financeiro espanhol e europeu, e é uma das melhores da Europa.

Neste exercício, que antecede os testes de “stress” a que serão submetidos os bancos europeus no próximo ano, é retratada a situação financeira e os balanços de 2014 e do primeiro semestre de 2015 de 109 bancos, incluindo 14 espanhóis. O exercício de transparência recolhe informação detalhada sobre a composição do capital dos bancos, rácios de “leverage”, composição dos ativos ponderados por tipo de risco, exposição à dívida de soberanos e a exposição a crédito de risco.

 

O exercício de transparência serve para reforçar a confiança dos mercados no setor financeiro e tornar mais homogéneo o reporte de informação, evitando variações segundo as instituições e os países, que dificultam avaliações comparativas. O Bankinter considera que este novo quadro regulatório demonstra claramente, de forma transparente e à escala europeia, as vantagens competitivas da entidade bancária.

 

Os dados divulgados ontem, e que retratam a realidade bancária europeia, estão de acordo com os que foram apresentados pelo Bankinter relativamente aos períodos considerados no exercício. Assim, o Bankinter apresentou, no final de 2014 e no fecho do primeiro semestre de 2015, rácios de capital Tier 1 de 11,87% e 11,82%, respetivamente, que não foram afetados pela nova legislação tributária de ativos fiscais diferidos, dado que o seu peso no balanço do banco é praticamente irrelevante.