Bankinter supera largamente os requisitos mínimos de capital estabelecidos pelo BCE

24/12/2015
  • Banco Central Europeu exige ao Bankinter um capital mínimo CET 1 de 8,75%, o rácio mais baixo entre os exigidos aos bancos espanhóis.

  • O Bankinter conta com um rácio de capital CET 1 de 11,85%, significando que supera em 310 pontos básicos o mínimo exigido pelo supervisor europeu.

O Bankinter supera largamente os requisitos mínimos de capital exigidos pelo Banco Central Europeu às entidades sob a sua supervisão, e que foram tornados públicos ontem pelos próprios bancos envolvidos. Segundo este requisito, o Bankinter deveria contar com um rácio de capital mínimo CET 1 de 8,75%, o qual inclui 4,5% do Pilar 1 exigível pelas normativas e 4,25% do Pilar 2 incluindo a almofada de conservação de capital. Em suma, trata-se do rácio de capital mínimo mais reduzido entre os exigidos pelo BCE aos bancos espanhóis.

 

De destacar que o Bankinter contava no fecho do terceiro trimestre deste ano com um rácio de capital CET 1 de 11,85%, o que o faz situar-se 310 pontos básicos acima do exigido pela instituição europeia.

 

Estes patamares mínimos de capital tornados públicos ontem foram comunicados pelo supervisor a cada entidade em finais de Novembro, após a finalização do Processo de Avaliação e Revisão Supervisora do exercício de 2015, que avalia o perfil de risco das entidades, as suas estratégias e processos de gestão e governança, o seu nível de capital e liquidez, assim como o modelo de negócio com que operam.

 

Nesse sentido, as reduzidas exigências de capital, juntamente com o nível actual de recursos próprios do Bankinter, muito acima do mínimo exigido, traduzem claramente a boa situação do banco em termos de solvência e qualidade de activos, e posicionam o Bankinter em níveis de solidez acima das restantes instituições comparáveis, a nível espanhol e europeu.

 

O Bankinter avalia de forma positiva este novo exercício de transparência do sector, que pressupõe dar acesso ao mercado de uma informação mais completa sobre as diversas entidades, oferecendo um quadro comparativo mais homogéneo e global.