Bankinter adquire o negócio de retalho do Barclays em Portugal

02/09/2015
  • O banco pagará um múltiplo de 0,4x do valor escriturado do negócio efetivamente transacionado, o que equivale a um preço aproximado de 100 milhões de euros.

  • Esta aquisição traduz uma forte aposta na estratégia de crescimento do banco e na consolidação do Bankinter como banco dotado de vocação e projeção europeia.

  • O Bankinter é uma das entidades financeiras com maior solvência e rentabilidade em Espanha. É uma referência pelo elevado desenvolvimento tecnológico e pioneirismo na banca digital multicanal, tendo já sido várias vezes premiada como melhor empresa para trabalhar.

O Bankinter concluiu hoje com o Barclays Bank PLC a operação de aquisição do seu negócio de Retail & Wealth Portugal, que inclui os segmentos de banca de retalho, banca privada e banca de empresas que a entidade britânica gere em Portugal.

Segundo o acordo de compra assinado hoje, a entidade espanhola pagará um múltiplo de 0,4x do valor escriturado do negócio efetivamente transacionado, o que equivale a um preço aproximado de 100 milhões de euros.

 

Em números redondos, o negócio de retalho do Barclays Portugal integra uma carteira de créditos de 4.881 milhões de euros, 2.936 milhões de euros em ativos geridos em contas extrapatrimoniais, uma rede de 84 balcões, uma equipa de 1.000 colaboradores e 185.000 clientes, dos quais 20.300 são empresas.

A operação, que está sujeita à obtenção das autorizações dos organismos competentes e entidades reguladoras, exclui a compra do negócio da banca de investimento e cartões, bem como um pequeno número de clientes corporativos da entidade, que continuarão a ser geridos pelo Barclays.

Paralelamente à compra da atividade bancária já referida, a Bankinter Seguros de Vida, empresa controlada em 50% pelo Bankinter e pela Mapfre, acordou com o Barclays a aquisição do seu negócio de seguros de vida e pensões em Portugal, por um valor estimado de 75 milhões de euros. A Sucursal em Portugal do Barclays Vida y Pensiones, que gere mais de mil milhões de euros em ativos, obteve 150 milhões em prémios e 12,7 milhões de euros de lucro líquido em 2014.

A aquisição do Barclays Retail & Wealth Portugal representa a operação corporativa mais importante realizada pelo Bankinter na sua estratégia de internacionalização em 50 anos de história. Trata-se da segunda aquisição concretizada pelo banco fora de Espanha, depois de, em dezembro de 2012, ter adquirido as infraestruturas e a licença bancária da filial do Luxemburgo do banco holandês Van Lanschot.

Esta aquisição em Portugal representa um salto qualitativo para a estratégia de negócio do banco, o qual, embora continuando a privilegiar o crescimento orgânico em Espanha, vai agora estender a sua presença física, o volume de negócios, a base de clientes e o âmbito de atuação a outro país da União Europeia.

Nesse sentido, María Dolores Dancausa, CEO do Bankinter, referiu que esta operação "representa um marco na história recente do banco e constitui uma excelente oportunidade para o Bankinter e para os seus acionistas, da qual conseguiremos obter um rápido retorno a breve trecho.”

María Dolores Dancausa sublinhou que “o modelo de negócio do banco, a sua capacidade de gestão e a sua liderança na banca digital serão variáveis que nos permitirão gerar o máximo valor para estes novos clientes”, acrescentando ter a certeza de “que a solvência e a boa reputação alcançadas pelo Bankinter ao longo de todos estes anos, e que ultrapassam o âmbito europeu, serão uma grande ajuda para aumentarmos o volume de negócio e o número de clientes em Portugal.”

A CEO do Bankinter quis igualmente transmitir uma mensagem de confiança tanto ao mercado português como aos clientes, aos colaboradores e aos restantes públicos-alvo do Barclays em Portugal: “Este é um país com muitas potencialidades, que passou por momentos difíceis, mas que, com o esforço de toda a sociedade portuguesa, enveredou pelo caminho de recuperação, apresentando um ritmo de crescimento para os próximos anos em linha com o da restante Zona Euro. Foi por isso que decidimos investir em Portugal. Os clientes do Barclays em Portugal terão acesso a produtos financeiros inovadores e a um serviço da máxima qualidade.” Em relação aos colaboradores, María Dolores Dancausa assegurou: “sabemos que estamos perante uma equipa com elevado nível de formação e de grande capacidade de superação e adaptação a novos desafios. Envidarei todos os esforços para que a sua integração no banco seja o mais rápida e natural possível”. 

 

Em suma, esta aquisição traduz uma forte aposta na estratégia de crescimento do banco e na consolidação do Bankinter como banco dotado de vocação e projeção europeia.

 

Sobre o Bankinter

 

O Bankinter, que celebra este ano o seu 50º aniversário, é uma das entidades financeiras mais solventes, saudáveis e rentáveis de Espanha. No fecho do primeiro semestre de 2015, a entidade obteve um lucro líquido de 197,3 milhões de euros, 31,6% acima do valor registado no mesmo período em 2014, resultante sobretudo do negócio recorrente de clientes.

O banco fechou o semestre com um sólido rácio de capital fully loaded CET1 de 11,5% e uma elevada rentabilidade sobre o capital, com um ROE de 10,6%, um dos mais elevados da banca espanhola. Nos últimos testes de stress, aos quais o Banco Central Europeu submeteu os principais Bancos da Zona Euro, o Bankinter obteve a melhor nota entre os bancos espanhóis cotados em bolsa. Para além disso, mantém a melhor qualidade de ativos do sistema, com uma taxa de incumprimento de 4,4%, cerca de três vezes menor que a média do setor, fruto de uma rigorosa gestão dos riscos.

O Bankinter é ainda uma entidade de referência pelo seu elevado desenvolvimento tecnológico, qualidade de serviço acima da média do setor e uma clara aposta na inovação e utilização de canais alternativos na sua relação com os clientes. O Bankinter foi pioneiro em Espanha na introdução de sistemas de banca à distância, complementares à rede tradicional de balcões, como o telefone, Internet ou o canal móvel, o que lhe permitiu oferecer um vasto leque de possibilidades de relacionamento e comercialização de produtos, com uma estratégia multicanal perfeitamente integrada. Um estudo recente da UBS coloca o Bankinter como o banco mais bem posicionado em Espanha, e o quarto a nível mundial, para beneficiar de uma expansão na indústria da banca móvel.

O Bankinter é uma das poucas entidades financeiras espanholas que aumentou o número de colaboradores nos últimos anos. O banco fechou o primeiro semestre de 2015 com 4.276 colaboradores, mais 3,31% do que em junho de 2014. 51% dos colaboradores são mulheres, 78% possuem formação superior, e a média de idade é de 41 anos. O Bankinter é considerado uma das melhores entidades para trabalhar, de acordo com os rankings Merco, Best Place to Work e Actualidad Economica.

Para mais informações sobre o Bankinter: www.bankinter.com

Sobre o Barclays

 

O Barclays é uma instituição financeira internacional com actividade na banca pessoal, de empresas, de investimento, cartões de crédito e banca privada, com uma vasta presença na Europa, na América, África e na Ásia. A missão do Barclays é ajudar as pessoas a atingirem as suas ambições - da forma correcta.

 

Com 325 anos de história e experiência em serviços financeiros, o Barclays tem operações em mais de 50 países, empregando mais de 130.000 pessoas. O Barclays movimenta, gere, empresta, e protege as finanças de clientes em todo o mundo.

 

Para mais informações sobre o Barclays por favor consulte www.barclays.com.