Bankinter e Ordem dos Engenheiros - Região Sul atribuem Bolsas de Mérito a estudantes de Engenharia
13/05/2025 – O Bankinter Portugal e a Ordem dos Engenheiros – Região Sul (OERS) atribuíram pelo segundo ano consecutivo três Bolsas de Mérito a estudantes de Engenharia, desta vez do Instituto Superior Técnico, das áreas de Engenharia Civil e Engenharia Aeroespacial. Esta iniciativa pretende reconhecer o desempenho académico dos estudantes e reafirmar o compromisso de ambas as instituições com a valorização do talento, a promoção do conhecimento, o acesso a oportunidades e o contributo para uma sociedade mais inclusiva.
O primeiro classificado recebeu uma bolsa no valor de 1.500 euros, o segundo foi distinguido com uma bolsa de 1.250 euros e o terceiro premiado foi reconhecido com uma bolsa de 1.000 euros. A cerimónia de entrega decorreu em Évora, no âmbito das comemorações do Dia do Engenheiro na Região Sul, e contou com a presença do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos.
O Bankinter Portugal e a OERS confirmaram já a realização da terceira edição da iniciativa, com o período de candidaturas previsto entre setembro e 31 de dezembro deste ano, à semelhança dos anos anteriores.
Criada em 2023, no âmbito de um protocolo de cooperação assinado entre as duas entidades a Bolsa de Mérito Bankinter–OERS tem como objetivo premiar três estudantes inscritos na OERS que frequentem licenciatura, mestrado ou mestrado integrado em universidades ou institutos politécnicos da Região Sul. Os candidatos devem estar abrangidos por medidas de ação social no Ensino Superior e apresentar as médias mais elevadas entre os candidatos que cumpram estes critérios.
Pedro Ervilha, Membro da Comissão Executiva do Bankinter Portugal, refere que “a atribuição destas bolsas de mérito reflete a importância que o Bankinter atribui ao talento, ao conhecimento e à superação de desafios - fatores essenciais para o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais ao longo da carreira destes jovens. Esta é uma iniciativa que muito nos orgulhamos de apoiar, estando em linha com o nosso Plano de Sustentabilidade ADN (Ação Responsável, Diferenciação e Negócio Sustentável), em particular com a linha estratégica dedicada à relação com a comunidade. Procuramos estabelecer uma ligação sólida e contínua com as comunidades e instituições locais, como temos feito com a OERS, promovendo a colaboração e o desenvolvimento de projetos de sustentabilidade que gerem valor, promovam a inclusão e garantam o acesso equitativo a oportunidades. É nesse sentido que pretendemos continuar a desenvolver esta iniciativa, que se enquadra na visão do Grupo Bankinter e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”.
António Carias de Sousa, Presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros – Região Sul, refere que “num contexto em que a captação de estudantes para a Engenharia e a sua permanência e retenção continuam a ser desafios, esta Bolsa de Mérito representa um sinal claro de compromisso com a igualdade de oportunidades. Apoiar os estudantes com mérito académico, mas com recursos limitados, é um passo concreto na construção de uma engenharia mais inclusiva, justa e baseada na excelência. A valorização do mérito, aliada à responsabilidade social, é um pilar fundamental na missão da Ordem dos Engenheiros – Região Sul. Com esta bolsa, reconhece-se o esforço, a dedicação e a resiliência de estudantes que se destacam pelo seu percurso académico exemplar. Esta é uma forma de incentivar a continuidade dos estudos, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais à prática da engenharia e ao progresso da sociedade. A parceria com o Bankinter reforça esta missão comum: investir nos estudantes, apoiar o mérito e preparar os engenheiros do futuro”.
Os critérios para as candidaturas à terceira edição da Bolsa Mérito Bankinter–OERS serão divulgados em breve pelas duas instituições.