Bankinter torna-se parceiro das Bolsas Sociais da Associação EPIS, Empresários pela Inclusão Social, e apoia três Bolsas de Estudo para Mestrado
31/07/2024 – O Bankinter Portugal tornou-se parceiro da Associação EPIS - Empresários pela Inclusão Social, no âmbito do seu Plano de Sustentabilidade, e vai financiar Bolsas Sociais para Mestrados, para apoiar alunos carenciados do Ensino Superior.
Através de um donativo global de 10 mil euros, o Bankinter Portugal vai financiar três Bolsas Sociais de Mérito Académico em Mestrado, cada uma com um valor anual de 1.100 euros, ao longo de dois anos. O remanescente do donativo será aplicado noutras iniciativas da EPIS, em complemento à 14.ª edição deste programa de Bolsas.
As Bolsas para Mestrado apoiadas pelo Bankinter têm cobertura nacional, incluindo assim as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, dirigindo-se a alunos de qualquer nacionalidade que tenham terminado a licenciatura com sucesso em 2023/2024 e que estejam a iniciar estudos em Mestrados de dois anos em Portugal, em 2024/2025. As candidaturas estão abertas a partir de hoje, até 22 de setembro de 2024, e podem ser submetidas em https://forms.gle/Pmyge7qqmdZCp7Fb8.
A parceria com a EPIS e o financiamento destas Bolsas Sociais enquadra-se na linha estratégica “Relação com a Comunidade” do Plano de Sustentabilidade do Bankinter Portugal e vem reforçar o compromisso do Banco com a promoção do conhecimento, da inclusão e do acesso a oportunidades. Esta iniciativa solidária junta-se às Bolsas de Mérito que o Banco criou com a Ordem dos Engenheiros - Região Sul em 2023 e que já vão na sua segunda edição.
O Bankinter Portugal continua focado em contribuir para a sustentabilidade social, a valorização da formação, do talento e do empenho dos estudantes e defende que o mérito e a excelência são fatores que devem ser incentivados e reconhecidos como fundamentais para se alcançar uma sociedade mais justa e coesa.
Para Pedro Ervilha, membro da Comissão Executiva do Bankinter Portugal, “o apoio do Bankinter ao programa Bolsas Sociais da EPIS enquadra-se na estratégia de sustentabilidade do Banco, focada na colaboração em projetos com impacto na sociedade e na criação de valor social, em linha com a missão da nossa organização. Encaramos a valorização do conhecimento como um desafio e uma responsabilidade de todos, e orgulhamo-nos em poder contribuir para a formação contínua dos jovens no nosso país”.
A Associação EPIS foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de um apelo do então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, sendo igualmente apoiada pelo atual Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa.
Desde 2011, a EPIS distinguiu 126 escolas e instituições pelas suas boas práticas de inclusão social, e atribuiu 1170 Bolsas a alunos, num investimento de 2.252 milhões de euros, com o apoio de 91 investidores sociais e 89 doadores individuais, através de 283 parcerias.
Esta edição das Bolsas Sociais EPIS conta com 45 parceiros investidores. No total, serão atribuídas 227 Bolsas, mais 9% face ao programa de 2023, num investimento social de cerca de 545 mil euros, mais 20% em relação ao ano passado.
O regulamento das Bolsas Sociais EPIS 2024 pode ser consultado em www.epis.pt/upload/documents/66a8cdef4989b.pdf.