Bankinter amplia a sua estratégia de negócios na Irlanda e vai constituir-se como Sucursal bancária naquele país

26/04/2024
  • O estabelecimento da Sucursal na Irlanda permitirá ao banco operar também no mercado de depósitos e posteriormente expandir aos restantes produtos e serviços financeiros.

  • A instituição tem em curso os procedimentos administrativos necessários à constituição do Bankinter Irlanda, que passam pela aquisição de todas as ações detidas pela subsidiária de consumo do banco, BKCF, que compõem o capital social da Avant Money.

26/04/2024 -  O Bankinter dá mais um passo na sua estratégia de negócio na Irlanda e põe em marcha os procedimentos administrativos necessários à constituição da nova sucursal através da qual o banco irá operar naquele país com marca própria e a partir da qual poderá oferecer todo o tipo de produtos e serviços financeiros a particulares. Entretanto, manterá a atual estratégia de negócios e continuará a operar no país sob a marca Avant Money.

O Grupo Bankinter iniciou a sua atividade na Irlanda em maio de 2019 através da Avant Money, empresa dedicada ao negócio de crédito ao consumo e regulada pelo Banco Central da Irlanda  enquanto instituição de pagamentos, instituição de crédito de retalho e distribuidora de seguros. Em setembro de 2020, o Bankinter incorporou nesta estratégia o negócio hipotecário, que em poucos anos teve uma evolução muito positiva. No final do primeiro trimestre de 2024, a carteira hipotecária na Irlanda ascendia a 2.400 milhões de euros, mais 53% do que há um ano.

Para realizar esta operação, o Grupo Bankinter está a realizar uma reorganização do seu negócio na Irlanda que inclui diferentes etapas:
Em primeiro lugar, a aquisição pelo Bankinter à sua subsidiária Bankinter Consumer Finance da totalidade das ações que compõem o capital social emitido pela Avant Money, que estavam adstritas à subsidiária, convertendo-se assim o Bankinter no acionista único da sociedade na Irlanda.

A partir daí, colocará em marcha a constituição da Bankinter Irlanda, que funcionaria como sucursal do banco naquele país e à qual se agregarão todos os ativos, passivos, direitos, obrigações e outras relações jurídicas adquiridas pelo Bankinter na sequência desta operação. A Sucursal constituirá um estabelecimento permanente na Irlanda e dará continuidade às atividades atualmente desenvolvidas pela Avant Money naquela jurisdição, expandindo-as posteriormente ao mercado de depósitos e poupanças de clientes.

Os planos atuais do Grupo Bankinter passam pelo lançamento, faseado ao longo do tempo, de um banco digital orientado para o consumidor, que permitirá ampliar aos consumidores irlandeses a oferta de produtos de aforro, com a possibilidade de a alargar posteriormente a outros serviços financeiros que serão oferecidos na Irlanda.

Com esta operação, o Bankinter pretende aproveitar a atual estrutura operacional da Avant Money, reduzindo assim o custo e melhorando a eficiência; otimizar a experiência dos clientes irlandeses com uma oferta ampla e inovadora de produtos e serviços financeiros; e continuar a diversificar as fontes de rendimento que sustentarão o crescimento futuro do Grupo.

Um negócio em crescimento.

A Avant Money, sob diversas formas jurídicas, está presente na República da Irlanda como prestadora de serviços financeiros desde 1997. Em 31 de maio de 2019, o Bankinter fechou a compra desta empresa após obter as autorizações necessárias do Banco Central Europeu e do Banco Central da Irlanda.

Com a aquisição desta empresa, o Bankinter somou 130 mil clientes e uma carteira de 290 milhões crédito em cartões revolving, ou de pagamento diferido, e 105 milhões de euros em crédito pessoal.

Atualmente, a carteira de investimentos da Avant Money, marca atual com a qual a entidade opera na Irlanda, é de 3.300 milhões de euros, dos quais 2.400 milhões são hipotecas, e o restante, 900 milhões de euros, Consumo, com um rácio de incumprimento global de 0,34%.
O Resultado Antes de Impostos deste negócio neste primeiro trimestre do ano foi de 9 milhões de euros. O índice de eficiência desta atividade é de 43,3%. Atualmente, a entidade presta serviços a aproximadamente 200 mil clientes na República da Irlanda.