Bankinter lança cartão de débito inclusivo e sustentável no momento em que celebra o seu oitavo aniversário em Portugal

04/04/2024

01/04/2024 – O Bankinter reforça do seu compromisso com a sustentabilidade ao lançar o novo cartão de débito inclusivo para pessoas com deficiência visual e produzido em PVC 100% reciclado no mês em que assinala oito anos de presença em Portugal.

Integrando a componente ambiental e social, o novo cartão contribui ativamente para a redução do consumo de energia e da pegada carbónica decorrentes da produção do cartão, assim como para a diminuição do desperdício e da deposição de resíduos em aterros sanitários. 

O novo cartão de débito do Bankinter é também inclusivo para facilitar a utilização por parte de cidadãos com deficiência visual. Desenhado com a colaboração da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), o cartão possui a identificação do banco no sistema de escrita tátil braille e um corte em formato de meia-lua, que permite ao utilizador confirmar que se trata do cartão de débito Bankinter e distinguir o lado correto para inserção nas Caixas Automáticas (ATM) e nos Terminais de Pagamento Automático (TPA). 

Todas estas características possibilitam aos cidadãos com deficiência visual uma utilização mais autónoma do cartão bancário, melhorando de uma forma simples e prática a experiência destes clientes, mantendo a sua privacidade e garantindo a sua segurança.

Para Alberto Ramos, Country Manager do Bankinter Portugal, “a disponibilização do novo cartão de débito insere-se na estratégia de sustentabilidade do Bankinter, que contempla a inovação sustentável nos seus produtos, mas também a promoção dos direitos humanos. Ao longo dos já oito anos de presença em Portugal, o Bankinter esteve, está e continuará a estar consciente do papel que desempenha enquanto promotor de iniciativas em prol da preservação do planeta e que assegurem a integração da inclusão social. Este é um excelente marco para assinalarmos o nosso aniversário e reflete a motivação e responsabilidade com que trabalhamos dia a dia para fazer mais e melhor, aliando a proximidade com os clientes à inovação como fatores diferenciadores”.  

Entre o vasto conjunto de iniciativas implementadas pelo Bankinter Portugal em prol da preservação do ambiente, destaca-se também a participação do banco no Movimento MERECE, que contempla a recolha de cartões que não estão em uso a partir da caixa multibanco e o seu encaminhamento para a reciclagem. Este programa assegura ainda a compensação das emissões de carbono geradas pela produção de cartões com a plantação de árvores. 

O compromisso do Bankinter em integrar os diferentes critérios ESG nos seus projetos, bem como nos produtos que disponibiliza tem-se refletido na inclusão e posicionamento do banco num conjunto de prestigiados índices e rankings nacionais e internacionais, dos quais se destacam o Dow Jones Sustainability Index e o FTSE4Good.