Conselho de Administração do Bankinter proporá as nomeações de María Dolores Dancausa como Presidente não executiva em substituição de Pedro Guerrero, e de Gloria Ortiz como nova Diretora Executiva

20/12/2023
  • Pedro Guerrero Guerrero terminará o seu mandato como Presidente do Conselho de Administração do Bankinter, por iniciativa própria, em 21 de março de 2024, após 17 anos de longa e brilhante gestão.

  • O Conselho de Administração decidiu propor a designação de María Dolores Dancausa Treviño, atualmente Diretora Executiva do Banco, como Presidente não executiva do Conselho de Administração; e a nomeação, na Assembleia Geral de Acionistas, de Gloria Ortiz Portero, atualmente Diretora Geral de Banca Comercial, como Diretora Executiva do Banco.

20/12/2023 - O Conselho de Administração do Bankinter, em reunião hoje realizada, decidiu propor a designação de María Dolores Dancausa Treviño como Presidente não executiva do Banco, em substituição de Pedro Guerrero Guerrero, que deixa o cargo por iniciativa própria após 17 anos como Presidente do Conselho de Administração; assim como a nomeação, na Assembleia Geral de Acionistas, da atual Diretora Geral de Banca Comercial, Gloria Ortiz Portero, como nova Diretora Executiva do Banco.

Ambas as nomeações entrarão em vigor no dia da Assembleia Geral Anual, acima referida.

O Banco deu início ao processo obrigatório de avaliação de idoneidade das candidatas junto do Banco Central Europeu.

Pedro Guerrero, uma brilhante carreira como Presidente do Bankinter desde 2007.

Pedro Guerrero Guerrero é licenciado em Direito, advogado do Estado, corretor de bolsa e notário público em Madrid (em licença sem vencimento). 

Com uma longa ligação ao mundo da Bolsa e dos mercados, Pedro Guerrero Guerrero foi sócio fundador e vice-presidente da A.B. Asesores Bursátiles, até à aquisição da empresa pela Morgan Stanley em 1999. Em julho de 1989 foi eleito Presidente da Bolsa de Madrid, liderando o processo de reforma iniciado com a entrada em vigor da Lei do Mercado de Valores em Espanha.  Durante este período, desempenhou também o cargo de presidente da "Sociedad de Bolsas", entidade da qual foi fundador, que gere o Mercado Contínuo e o sistema de interligação das quatro bolsas de valores espanholas.

Entre 1990 e 2000, foi conselheiro assessor do Bankinter, até abril de 2000, altura em que passou a integrar o Conselho de Administração do Banco, tendo sido nomeado Vice-Presidente em dezembro de 2003. 

Em abril de 2007, Pedro Guerrero Guerrero foi nomeado Presidente do Bankinter, cargo não executivo que exercerá até 21 de março de 2024, data em que deixará o cargo por decisão própria.

O Conselho de Administração do Bankinter expressa o seu mais profundo agradecimento pelo trabalho que Pedro Guerrero Guerrero desenvolveu ao longo de tantos anos, tendo sido arquiteto e pedra angular da estratégia do Bankinter nas últimas duas décadas, e contribuindo com o seu profundo conhecimento de finanças, mercados, sustentabilidade e boa governação para o desenvolvimento do Banco e para a sua consolidação como banco de referência a nível europeu.  

Maria Dolores Dancausa, nomeada como nova Presidente não executiva. 

Maria Dolores Dancausa Treviño ocupa o cargo de Diretora Executiva do Bankinter desde outubro de 2010. Anteriormente, entre 1995 e 2010, desenvolveu a sua carreira profissional na Línea Direta Aseguradora, sendo secretária-geral da sua equipa fundadora e membro do Conselho de Administração, até chegar a ser presidente executiva e diretora geral no início de 2008. Durante este período, posicionou a empresa como a quinta maior seguradora automóvel em Espanha.

Durante os anos em que María Dolores Dancausa esteve à frente do Bankinter, o Banco afirmou-se como um dos mais sólidos e rentáveis da Europa, com uma série de indicadores (resultados, rentabilidade, qualidade dos activos, eficiência, etc.) que colocam o Banco na vanguarda do setor financeiro. De acordo com os testes de stress a que a Autoridade Bancária Europeia submeteu os bancos europeus em 2023, o Bankinter foi o banco mais resiliente em Espanha face a um hipotético agravamento do ambiente macroeconómico, e o quinto na Europa dentre os mais de 70 bancos analisados. O Banco reforçou também a sua posição como um dos bancos mais sustentáveis do mundo, uma vez que integrou, pelo sexto ano consecutivo, o Dow Jones Sustainability Index World, o índice internacional mais prestigiado no domínio da sustentabilidade.

A atividade de María Dolores Dancausa como responsável máximo do Bankinter implicou também uma maior diversificação das fontes de receitas e um alargamento do âmbito geográfico do banco, após ter incorporado no Grupo o Bankinter Luxemburgo, o Bankinter Portugal e o Avant Money na Irlanda.

María Dolores Dancausa renunciará a todas as suas funções executivas para assumir a presidência não executiva do Conselho de Administração, um modelo implementado pelo Bankinter em 2013, pioneiro no sector bancário espanhol, e um elemento-chave do seu sistema de governação interna.

Gloria Ortiz, nomeada nova Diretora-Geral

Gloria Ortiz Portero tem uma longa carreira nos setores financeiro e segurador. Ingressou no Bankinter em 2001 como diretora do Controlo de Gestão. Posteriormente, trabalhou no Banco como diretora de Relações com Investidores, diretora financeira, diretora de Banca Digital, Tecnologia e Operações e, a partir de 2021, diretora de Banca Comercial. Dirigiu também a área de Corporate & Business Development e é membro do Conselho de Curadores da Fundación Bankinter Innovación. É também conselheira das filiais do Grupo e presidente do Conselho de Administração do Bankinter Luxembourg.

Licenciada em Ciências Económicas e Empresariais pelo ICADE e diplomada em Administração de Empresas pela Middlesex University London, Gloria Ortiz possui uma experiência profissional comprovada em todas as áreas da atividade financeira, com um conhecimento e uma contribuição notáveis para o desenvolvimento altamente positivo do Bankinter, tendo participado e coliderado as operações societárias mais importantes realizadas pelo Bankinter e pelas empresas do seu Grupo nos últimos anos. 

Possui igualmente as competências de gestão, a capacidade de decisão, a visão estratégica e o conhecimento da empresa e dos riscos ligados à atividade que são necessários para garantir a consecução dos objetivos a longo prazo.

As nomeações de María Dolores Dancausa como Presidente não executiva e de Gloria Ortiz como Administradora Delegada abrem uma nova etapa na qual o Bankinter continuará a promover um modelo de negócio único e diferenciado, baseado no crescimento rentável, na diversificação das fontes de receitas, na omnicanalidade e na eficaz gestão de riscos, aproveitando as sinergias entre as diferentes filiais e territórios geográficos em que o Grupo opera.