Bankinter é o mecenas da exposição “O Tesouro dos Reis. Obras-primas do Terra Sancta Museum”, na Fundação Calouste Gulbenkian

13/11/2023

13/11/2023 – O Bankinter Portugal reafirma o compromisso com o apoio à promoção da cultura e do conhecimento ao ser novamente mecenas de mais uma grande exposição com a chancela da Fundação Calouste Gulbenkian, desta vez sobre “O Tesouro dos Reis. Obras-primas do Terra Sancta Museum”, patente na Galeria Principal da sede da fundação, em Lisboa, até 26 de fevereiro de 2024. 

A exposição reúne, pela primeira vez em Portugal, um magnífico conjunto de peças doadas por monarcas católicos europeus à Terra Santa ao longo de 500 anos, raramente mostrado ao público, destacando-se as obras provenientes do Terra Sancta Museum.

Realizada em parceria com a Custódia da Terra Santa e o Terra Sancta Museum de Jerusalém, a exposição começou a ser preparada há dois anos e as peças chegaram este verão ao Museu Gulbenkian, tendo um conjunto de cerca de 40 obras sido objeto de conservação e restauro, realizado em colaboração com o Laboratório José de Figueiredo.

Além do acervo do Terra Sancta Museum, estarão expostas peças do Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Calouste Gulbenkian, Museu Nacional de Machado de Castro, Museu Nacional do Azulejo, Palácio Nacional da Ajuda, Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios de Moita do Norte (Diocese de Santarém), Biblioteca Nacional de Portugal, Biblioteca de Arte e Arquivos Gulbenkian, Patriarcado Arménio de Jerusalém, bem como de uma coleção particular.

Esta é a quarta exposição que o Bankinter Portugal apoia no âmbito da colaboração que mantém com a Fundação Calouste Gulbenkian, instituição de referência internacional e que tem desempenhado um papel muito relevante na divulgação da cultura em Portugal. Anteriormente, o banco foi mecenas das exposições “Cérebro mais vasto que o céu”, em 2019, “Hergé”, em 2021 e “Faraós Superstars”, em 2022, entre outras iniciativas. 

Alberto Ramos, Country Manager do Bankinter Portugal destaca que “como mecenas desta exposição, o Bankinter Portugal contribui de forma relevante para o acesso à arte e para o desenvolvimento da sociedade, através da promoção do conhecimento.  O Bankinter Portugal apoia assim mais uma grande exposição da Fundação Calouste Gulbenkian, que dá a todos os visitantes a oportunidade de conhecer peças únicas, património artístico e histórico de toda a humanidade, que de outra forma não poderiam ver em Portugal”. 

Além da colaboração que mantém com a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no âmbito da promoção da cultura, o Bankinter é membro fundador da Fundação de Serralves, no Porto, e patrocinador do Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, associando-se a estas instituições com o objetivo de dinamizar e estimular o interesse e o conhecimento dos diferentes públicos pela arte e por temas relevantes para a sociedade.