Bankinter Consumer Finance lança cartão em PVC reciclado e reforça compromisso com a sustentabilidade

09/03/2023

09/03/2023 – O Bankinter Consumer Finance, filial de crédito ao consumo do Bankinter Portugal, lançou o primeiro cartão em plástico reciclado da instituição. Além de ser produzido em PVC 100% reciclado, o cartão de crédito BKCF BK Power tem uma nova imagem e uma nova posição na vertical. 

A adoção do PVC reciclado permitirá reduzir o consumo de energia e a pegada carbónica decorrentes da produção deste cartão, contribuindo ao mesmo tempo para a diminuição do desperdício e da deposição de resíduos plásticos em aterros sanitários, assegurando, por outro lado, a mesma qualidade e durabilidade do PVC de primeira origem.

Para Alberto Ramos, Country Manager do Bankinter Portugal, “esta iniciativa representa mais um passo no caminho que o Bankinter tem vindo a percorrer para reforçar o compromisso do banco com a conservação e proteção do planeta, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, refletidos no plano de sustentabilidade em vigor para o período entre 2021 e 2023. É desta forma e com muito entusiasmo, responsabilidade e dedicação, que incorporamos novas medidas na promoção de um mundo mais inclusivo e sustentável”.

Entre outras medidas recentemente adotadas pelo Bankinter, destaca-se a adesão ao Movimento MERECE, que permite recolher a partir da caixa multibanco os cartões que não estão em uso e garantir o seu encaminhamento para a reciclagem. O Movimento compensa ainda as emissões de carbono geradas pela produção de cartões com a plantação de árvores.

O compromisso com a sustentabilidade tem-se refletido na inclusão e nos resultados do Bankinter num conjunto de índices e ratings. O Bankinter foi reconhecido com um dos bancos socialmente mais responsáveis do mundo, pela publicação Newsweek, ocupando o sétimo lugar numa lista de 175 entidades (The World's Most Socially Responsible Banks 2022).  Faz também parte do exclusivo grupo de instituições cotadas no Dow Jones Sustainability Index, integrando o top 10 mundial dos bancos com melhor gestão ao nível dos critérios ESG, e integra desde 2021 o Índice ESG Euronext Vigeo Eiris Eurozone 120, onde estão as 120 empresas mais sustentáveis da Zona Euro. 

O Bankinter mantém-se também noutros índices de sustentabilidade (FTSE4Good, MSCI, Carbon Disclosure Projecté (CDP), e Bloomberg Gender Equality Index), tendo sido também destacado no The Sustainability Yearbook 2023.