Bankinter consolida-se como um dos bancos mais sustentáveis do mundo com presença há 5 anos no Índice internacional Dow Jones Sustainability

12/12/2022
  • O Bankinter renovou a sua presença neste prestigiado índice internacional, que reconhece as empresas que melhor aplicam os critérios ESG (sigla em inglês) na sua gestão.

12/12/2022 - O Bankinter voltou a renovar a sua categoria de membro do Dow Jones Sustainability Index (DJSI) mundial, o índice que integra as empresas mais sustentáveis do mundo. Deste modo, o banco consolida-se como uma das entidades financeiras com melhor desempenho nas dimensões ambiental, social e de governo corporativo, os chamados critérios ASG (ou ESG, na sigla em inglês).


O Bankinter vê, assim, reconhecidos o seu investimento na sustentabilidade e os sucessivos objetivos alcançados na política que tem estado a executar ao longo de mais de uma década neste âmbito.


Pedro Guerrero, Presidente do Bankinter e Presidente do Comité de Sustentabilidade do banco, sublinha que “é um orgulho para o banco continuar a fazer parte do Dow Jones Sustainability Index World”, e destaca que esta renovação “se reflete numa motivação e num reconhecimento para todos os colaboradores do grupo, já que a sustentabilidade é uma área transversal no Bankinter”.


A renovação da presença do Bankinter no índice de sustentabilidade mais prestigiado a nível internacional, de que fazem parte 25 bancos, foi divulgada pela S & P Dow Jones Index, depois de uma análise a 179 entidades financeiras de âmbito internacional.


O Bankinter obteve a pontuação máxima nas áreas de desenvolvimento de produtos ESG para a gestão de ativos, na estratégia de alterações climáticas, gestão das oportunidades e riscos das alterações climáticas, relatório ambiental e gestão de emissões de CO2 nos níveis 1, 2 e 3. Igualmente, o banco registou classificação máxima na estratégia fiscal, governo corporativo, cultura de risco, medidas de cibersegurança e segurança IT, além das medidas e do impacto da inclusão financeira, privacidade dos clientes, inclusão e diversidade, atração e retenção de talento, formação e desenvolvimento, entre outros. 


O banco continua a fazer parte do Dow Jones Sustainability Index europeu, no qual figura o grupo dos oito melhores bancos em gestão sustentável. O Bankinter integra este índice desde 2017.


Para o Bankinter, a sustentabilidade é uma política estratégica, como demonstram tanto a sua longa trajetória como o seu forte compromisso neste âmbito. O Bankinter desenvolveu a sua política estratégica de sustentabilidade através de sucessivos planos, como o atual, que abrange o período 2021-2023 e que se chama 3D, porque está centrado em três dimensões: ambiental, social e governo corporativo.