Bankinter torna-se o primeiro banco em Portugal a lançar um fundo de investimento centrado na indústria que desenvolverá o metaverso

26/09/2022
  • A prestigiada gestora de ativos Edmond de Rothschild AM criou para o Bankinter um fundo global e multissetorial, a fim de satisfazer a procura dos investidores perante a nova revolução tecnológica que o metaverso irá implicar.

  • O fundo centra-se nos ativos que vão além do puramente tecnológico e imediato desta nova dimensão, para investir em títulos de setores com potencial de médio prazo.

  • O fundo é desenhado para todo o tipo de investidores, uma vez que admite aplicações a partir de 100 euros.

26/09/2022 - O Bankinter aproxima o metaverso dos investidores e torna-se o primeiro banco em Portugal a lançar um fundo focado neste domínio que os especialistas estimam que irá desencadear uma revolução mais importante do que aquela que a Internet já representava há mais de 30 anos. Nesse sentido, o banco celebrou uma parceria com a Edmond de Rothschild AM, para a gestora de ativos francesa criar e gerir o novo fundo de investimento que se lança exclusivamente para os clientes do banco.

Para o diretor de Produtos, CRM, Marketing e Canais Digitais e membro da Comissão Executiva do Bankinter, Vítor Pereira, “este é mais um passo que reafirma o compromisso do Bankinter de apoiar as famílias. Neste contexto marcado pela volatilidade e instabilidade, o Bankinter lança um conjunto de medidas para combater os impactos da inflação através de soluções de poupança que valorizem o portfólio dos clientes do banco. Mantendo a marca de inovação do Bankinter, o banco lança um fundo de investimento centrado nos setores relacionados com o metaverso, numa ótica de investimento de médio/longo prazo, diversificando desta forma os portfólios dos nossos clientes".

O fluxo económico estimado pela Edmond de Rothschild AM, com base em relatórios sobre a indústria do metaverso, como o ReportLinker, é que esta chegue a movimentar um volume de negócios global de 759.000 milhões de dólares em 2026, face aos 107.000 milhões registados em 2020. A estimativa de alguns especialistas é que a dimensão deste novo mercado cresça 867% no período 2021-2024.

O metaverso combina realidade virtual e aumentada com experiência real e vai mudar a forma de consumo em muitos setores. Neste momento, está a iniciar a sua fase de crescimento, razão pela qual os especialistas recomendam antecipar investimentos, para poder aproveitar o potencial de rentabilidade dos valores setoriais que serão influentes no metaverso.

O fundo concentra o investimento em empresas, tanto tecnológicas como de outros setores, no horizonte de médio prazo, com o objetivo de maximizar as possibilidades de retorno dos títulos em que investe. Desta forma, o fundo propõe aos investidores um horizonte mínimo de investimento de cinco anos. É um produto global, porque investe sem qualquer restrição geográfica, e multissetorial.

Setores determinantes

Quanto aos setores em que irá investir, para simplificar o vasto leque de áreas que serão decisivas no metaverso, a Edmond de Rothschild AM investe em 3 grupos temáticos que dão acesso a toda a cadeia de valor que oferece e oferecerá o metaverso:

Interface humano: inclui as empresas cuja tecnologia será indispensável para poder aceder ao metaverso, por exemplo, dispositivos de realidade virtual e aumentada (como capacetes), metaplataformas ou equipamentos inteligentes. Entre os títulos que estão no portefólio do fundo estão a Sony, Nvidia, Microsoft, TSMC ou Apple.

Infraestrutura: inclui empresas que desenvolvem tecnologias que permitem a conectividade, como Wifi, cloud ou centros de dados. Exemplos de títulos de carteira são Akamai, Verizon ou OVH.

Experiências e novos casos de uso: Este âmbito compreenderia empresas que ofereçam ferramentas de software e financiamento, seguros cibernéticos, videojogos, ferramentas de design, motores de mapeamento geoespacial 3D, gamificação, bens de consumo de luxo, entre outros. Um exemplo de valor é o gigante de luxo, LVMH, mas também Alphabet ou, noutro setor completamente diferente, como o dos seguros, Axa.

Democratização do investimento com um produto inovador

O Bankinter lança em conjunto com a Edmond de Rothschild AM este fundo para clientes do banco, tendo como objetivo oferecer um produto inovador que desperte o interesse de muitos investidores da banca privada. Não obstante, o banco tem querido expandir este universo potencial e abri-lo a todos os investidores, democratizando o seu acesso ao fundo, uma vez que pode ser contratado a partir de 100 euros.

Equipa de gestão experiente para um dos primeiros fundos europeus

Este fundo torna-se um dos primeiros na Europa a investir no metaverso. Para a sua gestão, conta com uma equipa de investimento da Edmond de Rothschild que tem uma média de 13 anos de experiência tecnológica e financeira, apoiada, por sua vez, por especialistas temáticos que identificam oportunidades em toda a cadeia de valor do metaverso.
Esta equipa distingue-se por estar entre as primeiras a desenvolver investimentos relacionados com a realidade virtual, realidade aumentada e todas as tecnologias que tornarão possível o metaverso. Aplicam também uma abordagem flexível, com a seleção dinâmica de stock a dar o maior contributo para o retorno da carteira.


Sobre o Bankinter
O Bankinter é uma das entidades financeiras mais sólidas, solventes e rentáveis de Espanha. Em 2021, obteve um resultado líquido de 1.333,1 milhões de euros. O Banco terminou o ano de 2021 com um sólido rácio de capital CET1 fully loaded de 12,1%, muito superior aos 7,68% exigidos pelo Banco Central Europeu, e uma taxa de incumprimento de 2,24%, resultado de uma gestão rigorosa dos riscos. 
A excelente situação do banco em termos de solvabilidade, rentabilidade e qualidade de ativos foi destacada nos mais recentes testes de stress realizados em todo o sector financeiro pela Autoridade Bancária Europeia, em que o Bankinter foi o banco espanhol mais resiliente face a cenários macroeconómicos adversos e o terceiro mais resiliente da Europa.
O Grupo Bankinter é composto por mais de 6.100 colaboradores, entre Espanha e Portugal, sendo a única entidade em Espanha que tem mantido o crescimento dos seus Colaboradores nos últimos anos e um número estável da sua rede de filiais. Atualmente, o Bankinter Portugal conta com 770 Colaboradores e uma rede de 81 agências, 10 centros de empresas, 2 Centros Corporate e 4 Centros de Private Banking.
Saiba mais em https://webcorporativa.bankinter.pt/